Cenas de alunos brigando entre si, agredindo professores ou sendo atacados por profissionais que deveriam ensiná-los são cada vez mais comuns nas redes sociais e em noticiários da TV. Mas, porque a escola deixou de ser uma referência de segurança e de futuro melhor para crianças e adolescentes para se tornar um ambiente de medo?
uma pesquisa mais abrangente, publicada pela Unesco em 2003, concluiu que é preciso, analisar um conjunto de causas externas (como o fácil acesso a armas e drogas no entorno das unidades de ensino) e internas, que interagem entre si. Entre os aspectos internos são apontados a falta de segurança nas escolas e o descontentamento de alunos com a disciplina, a estrutura e a qualidade de ensino. Segundo a Unesco, a violência é uma das principais razões para o abandono dos estudos.
O certo é que precisamos pensar numa maneira de sanar esse mal que vem assolando as escolas. Acredito que se tivéssemos psicólogos, assistente social, pais e professores trabalhando juntos de forma assídua diminuiria o índice dessa violência. Pois, os pais, educadores primários, iria contar com ajuda desses profissionais para educarem seus filhos e filhos bem educados no lar a escola não tem do que reclamar!. Professores não se sentiriam tão pressionados para efetuarem tarefas que não são suas, teriam mais tempo só para aulas, o que a tornaria prazerosa! enfim, um investimento para divisão de tarefas poderia diminuir essa mazela nas escolas.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S5ENpcGnRKs. Acesso em: 23/04/2014. As 19:30 hs.
Disponível em:http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/violencia-nas-escolas-das-ruas-para-a-sala-de-aula.htm. Acesso em: 23/04/2014. As 19 hs.
Olha! Arlindo, o grande problema nas escola brasileiras são as questões sociais que circundam os entornos das escolas, os problemas sócio-econômicos afetam diretamente a educação e a relação entre o corpo docente e o corpo discente em um ambiente escolar. É necessário realmente existir politicas publicas voltas para a reabilitação de uma educação transformadora.
ResponderExcluirO que está acontecendo com a escola pública é necessariamente a falta da participação de todos para que coisa comece a andar, é precisa que seja planejada uma política educacional que tenha um reflexo para segurança, dedicação maior dos responsáveis, funcionamento energético para melhorar e aliviar os problemas no meio educandário. Dentre outras medidas que possam aos pouco mudar a trajetória de aprendizagem na rede pública de ensino.
ResponderExcluirÉ ,infelizmente a escola tem se tornado um verdadeiro tatame de artes marciais, onde os alunos de alguma forma encontram um meio de "despejar" sua raiva ou algo que os tenham deixado frustados ,naqueles que estão ao seu redor.
ResponderExcluirNa minha opinião ,isso acontece devido a falta de estrutura tanto na área familiar quanto na área escolar.
Pais que não participam da vida de seus filhos ,professores que não possuem uma boa interação com os alunos (não sabe lidar com as pessoas) ou não conhece seus próprios limites como profissional , isso acaba contribuindo para que a escola se torne um ambiente favorável a violência e desentendimentos.
A partir do momento em que a escola e a família dos alunos busquem uma parceria na maneira como irão fornecer a educação ideal para seus filhos, muitas das desordens e mazelas que hoje são analisadas em sala de aula e fora dela, serão aos poucos extintas. Porém, para que isso posse a ocorrer é necessário que a família realmente comece a contribuir com a vida escolar de seus filhos, é preciso que a família tenha dedicação, comprometimento com a escola, instigando assim, na criança e no adolescente um sentimento de carinho, fazendo com que eles se sintam protegidos e amparados.
ResponderExcluir